sexta-feira, 24 de abril de 2009

Top 6- Coadjuvantes em jogos

Em quase todo videogame por aí, em especial RPGs, o protagonista não é o cara mais legal no jogo. Simples assim. Claro que existem os Dantes e as Jill Valentines da vida, mas na enorme maioria das vezes não é assim - os coadjuvantes, seja por não terem tanto tempo de tela ou por não serem feitos para agradar todo mundo, acabam sendo mais carismáticos que o protagonista. E no Top Six de hoje, quero homenagear esses coadjuvantes tão irados.
6- Bartholomew Fatima (Xenogears)

Príncipe herdeiro de um reino, pirata do deserto, piloto de mecha, mestre do chicote, bravo homem do mar e caolho. Bart é tudo isso e um pouco mais. Ele tem até um pouco de ninja, protagonizando a única cena de invasão furtiva em Xenogears. Enquanto isso, o Fei é só mais um emo.
5- Haer'Dalis (Baldur's Gate II)

Em um jogo como Baldur's Gate cheio de personagens carismáticos e bem pensados, interligados entre si, é difícil escolher um só como o mais irado. Após pensar muito, eu tive que escolher Haer'Dalis. Ele é um bardo (kit blade; em D&D 3.5, algo como um Bard/Fighter) tiefling que viaja pelos planos. Além disso, ele é um membro da Doompatrol, acreditando que já que a entropia vai devorar o universo todo mesmo, acelerar o processo seria irado. Haer'Dalis é também um ator e autor de peças. Suas falas são muito boas, quase sempre com um toque de acidez e ironia, como I would be glad to dance to your tunes... if you but learn to play quando recebe ordens ou At last... oblivion! quando morre. Ele também inicia um romance com a chata da Aerie e a inicia nos caminhos do teatro - chegando ao ponto de duelar com o protagonista até a morte se ele também estiver a fim de dar uns amassos na avariel. Awesome.
4- Kidd (Chrono Cross)

Serge até que é um personagem legal, mas ele é um silent protagonist. Já Kidd é o elo principal de Chrono Cross com Chrono Trigger, tem um character design irado, um sotaque muito bem pensado (nossa, como eu queria que fosse dublado esse jogo) e a técnica final dela é segunda mais irada do jogo (a mais irada sendo o Invincible do Fargo). Kidd é o tipo de personagem que se existisse de verdade ia bagunçar a minha vida completamente e eu ia adorar.
3- Cid Highwind (Final Fantasy VII)

OK, OK. Acho que muita gente vai reclamar disso. Em primeiro lugar, Sephiroth é um vilões com o motivo mais fraco da história. Cloud é um emo safado que demora tanto pra pegar a Aeris que a coitada morre. O Cid? Cid é própria definição de badass. Em um de seus Limit Breaks ele acende dinamite com o cigarro e arremessa no inimigo. Quando Cloud é envenenado por Mako ele é quem assume a liderança do grupo. Heck, a nave é DELE. Cid é mais importante pra salvar o mundo do que Cloud, really.
2- Shu (Suikoden II)

Em Suikoden II seu protagonista usa calças corsários coladinhas, uma tiara e é mais um desses silent protagonists. Ele por algum motivo muito além da minha compreensão acaba liderando um exército, sendo que ele é rodeado de várias pessoas muito mais capazes. Um desses caras - e aquele que na prática faz você ganhar a guerra - é Shu. Um gênio da estratégia, Shu é um cara inteligente, bonitão e arrogante que fala o que quer, não leva desaforo pra casa e faz os planos de guerra mais inusitados possível. Ele não tem medo de se arriscar no campo de batalha - mesmo não sendo um lutador - pra fazer a coisa toda funcionar. Shu just plain rocks.
1- Frog (Chrono Trigger)

Um cavaleiro amaldiçoado com a aparência de um sapo, empunhando a Masamune em nome de seu amigo e mentor contra um suposto mago maligno. Simples, direto... awesome.

Nenhum comentário: